Programação Geral

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA SUJEITA A ALTERAÇÕES – ATUALIZADA EM 18/04/2024

Local das atividades dos dias 30 e 31 de maio:
Campus Professor Bonifácio Andrada – Unipac Barbacena: Rua Dr. Antonino Sena Figueiredo, 807, Santa Tereza, Barbacena, MG – 36201-056.

Local das atividades do dia 01 de junho: anúncio em breve

DIA 30/05 – PROGRAMAÇÃO SUJEITA À ALTERAÇÃO. ENSALAMENTO PROVISÓRIO.
HorárioO queLocalCoordenação
08hInício credenciamento1127IFSEMG
08hIntercomzin1223Pedagogia UNIPAC
08h-12hOficinas 4h – máx. 30 p.SalasPP UNIPAC
08h-12hPotência da IA para a Produtividade: Transforme seu Modo de Trabalhar (LabInfo) – Felipe Roncalli1201Oficineiro/Ccomp UNIPAC
Introdução à escrita científica: aprenda como elaborar artigos e TCCs (LabInfo) – Susana Reis1319Oficineiro
Explorando o Futuro da Internet: Workshop Introdutório sobre Internet Computer (ICP) (LabInfo) – Henrique Kopke1422Oficineiro/PP Unipac
Creator Economy: Conceitos, Ecossistema e Mapeamento de Creators para Campanhas de Conteúdo – Danilo Nunes Dias Pereira1419Oficineiro
Como atuar na comunicação de organizações públicas? Estratégias para produzir conteúdo relevante, atrativo e confiável – Michel Carvalho1412Oficineiro
Os meios de comunicação como instrumentos de práticas extensionistas – Marcela Fernanda da Paz de Souza1402Oficineiro
08h-10hOficinas 2h – máx. 30 p.SalasPP UNIPAC
08h-10hEstratégias de comunicação e gestão de crises no ambiente on-line – Arthur Raposo Gomes1117Oficineiro
A ficção televisiva entre a poética e a representatividade: narrativas, estilos, gêneros e sexualidades – João Hersegel1119Oficineiro
Por uma educação antirracista na Comunicação – Pedro Henrique Conceição dos Santos1121Oficineiro
Diferenças, diversidade, equidade e inclusão: desafios para a comunicação – Jose Marcio Pinto de Moura Barros1301Oficineiro
1304Oficineiro
Docência no Ensino Superior – Caminhos e preparo para se tornar um professor universitário – Flavio Salcedo Rodrigues Moreira1305Oficineiro
A Edição na produção de sentido: construção e prática com foco em dispositivos móveis – Laryssa da Costa Gabellini1306Oficineiro
10h-10h30Cerimônia de aberturaPalco principalDireção Intercom
10h30-12hMasterclass Rosane SvartmanPalco principalPP UNIPAC
12hAlmoço
13h-17hExpocomSalasDireção Intercom
13h-17hJO 01 Agência escola/júnior de jornalismo (conjunto/série)1118A definir
JO 02 Projeto de assessoria de imprensa (avulso)
JO 03 Jornal-laboratório (conjunto/série)
JO 04 Revista-laboratório (conjunto/série)1126A definir
JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (conjunto ou série)
JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (conjunto ou série)
JO 07 Produção laboratorial em jornalismo multiplataformas (avulso/conjunto ou série)1203A definir
JO 08 Produção jornalística para mídias sociais (conjunto ou série)
JO 09 Reportagem em jornalismo impresso (avulso)
JO 10 Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)1205A definir
JO 11 Reportagem em vídeo/telejornalismo (avulso)
JO 12 Reportagem long form (avulso)
JO 13 Livro-reportagem (avulso)1207A definir
JO 14 Produção em fotojornalismo (avulso/conjunto e série)
JO 15 Produção em jornalismo de opinião (avulso)
JO 16 Produção em jornalismo investigativo ou de dados (avulso)1209A definir
JO 17 Produção de infográficos ou videografismo (avulso)
JO 18 Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio (avulso)
JO 19 Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão (avulso)
PP 01 Agência escola/júnior de publicidade e propaganda (conjunto/série)1204A definir
PP 02 Campanha publicitária (conjunto/série)
PP 03 Pesquisa mercadológica (avulso)
PP 04 Jingle (avulso)1206A definir
PP 05 Spot (avulso)
PP 06 Fotografia publicitária (avulso)
PP 07 Anúncio impresso (avulso)1208A definir
PP 08 Outdoor (avulso – conjunto ou série)
PP 09 Produção publicitária audiovisual para TV e cinema (avulso)
PP 10 Produção publicitária audiovisual para internet (avulso)1210A definir
PP 11 Estratégia publicitária para mídia digital (avulso ou conjunto)
PP 12 Publicidade em mídia alternativa (avulso)
RP 01 Planejamento estratégico de relações públicas ou comunicação organizacional1222A definir
RP 02 Organização de evento (avulso)
RP 03 Projeto de assessoria cultural e social
RP 04 Produto de comunicação institucional (avulso ou conjunto)
CA 01 Filme de ficção curta-metragem (avulso)1221A definir
CA 02 Filme de ficção média e longa-metragem (avulso)
CA 03 Documentário (avulso)
CA 04 Videoclipe (avulso)1219A definir
CA 05 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)
CA 06 Roteiro de documentário (avulso ou seriado)
CA 07 Vinheta (avulso)1217A definir
CA 08 Direção de Fotografia (avulso)
PT 01 Edição de livro (avulso)
PT 02 Design de imprensa (avulso)1215A definir
PT 03 Design gráfico de identidade (avulso)
PT 04 Embalagem (avulso)
PT 05 Fotografia artística (avulso)1212A definir
PT 06 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 07 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 08 Histórias em quadrinhos (avulso)1218A definir
PT 09 Revista customizada (avulso)
PT 10 Comunicação e inovação (avulso)
PT 11 Aplicativos de comunicação (avulso)1216A definir
PT 12 Games (avulso)
PT 13 Produção multimídia (avulso)
PT 14 Projeto de comunicação integrada (avulso)1214A definir
PT 15 Empreendedorismo em comunicação
PT 16 Projeto de extensão (avulso)
RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série)1301A definir
RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série)
RT 03 Podcast/Videocast (avulso ou conjunto/série)
RT 04 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)1302A definir
RT 05 Ficção em vídeo – telenovela, séries televisivas, webséries, ficção para internet e afins (avulso ou conjunto/série)
RT 06 Produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou conjunto/série)
RT 07 Práticas experimentais em mídias digitais (avulso ou conjunto/série)1303A definir
RT 08 Blog/Website
RT 09 Gestão na web/mídias sociais
16h15-18h15Oficinas e IntercomLab (2h) – Máx. 20 pessoasSalasPP UNIPAC
16h15-18h15IntercomLab Criando Conteúdo Audiovisual para Redes Sociais – Higor Rodrigues1307Oficineiro
IntercomLab Comunicação Eleitoral e Mídia Social: como usar o Instagram para conectar políticos e cidadãos – Luiz Oliveira e Arthur Gomes1318Oficineiro
IntercomLab Arte Analógica: produção de caricaturas com colagens – Edson Brandão1313Oficineiro
IntercomLab Comunicação governamental na saúde pública – Bárbara Celino1317Oficineiro
Desvendando a normalização segundo a ABNT – Ana Paula Martins Pereira1314Oficineiro
Atendimento Publicitário com excelência e muito jogo de cintura! – Brunella Saib Chequer Rizo1125Oficineiro
Práticas de jornalismo antirracista em cobertura de crimes de violência de gênero – Nayara Luiza de Souza1316Oficineiro
Estratégias de checagem de desinformação em desertos de notícias: mapeamento, procedimentos e inovação – Gabriel Bhering Barbosa1401Oficineiro
Corpo-grafa-mundo: experiências compartilhadas de escrita – Patríca Borges1402Oficineiro
Explorando o currículo Lattes – David Amorim (LabInfo)1319Oficineiro
A entrevista como técnica de pesquisa: estratégias para entrevistar e analisar dados – Rafael Medeiros1421Oficineiro
A imagem na TV: histórico e conceitos da cinegrafia jornalística – André Lamounier1419Oficineiro
 Imagens geradas pela Inteligência Artificial: perspectiva crítica sobre representações e vícios algorítmicos – Talita Magnolo (LabInfo)1201Oficineiro
18h20-19h40Mostra de Oportunidades1312Intercom
DIA 31/05 – PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO. ENSALAMENTO PROVISÓRIO.
HorárioO queLocalCoordenação
08hCredenciamento1127IFSEMG
08hIntercomzin1223Pedagogia UNIPAC
08h-10hIntercomLab e Oficinas – Max. 40pSala de aulaPP UNIPAC
08h-10h
IntercomLab Transformação digital e inteligência artificial: novos caminhos para a comunicação – Angélica Braga1319Oficineiro
IntercomLab Social commerce: segredos de social media para vendas online – Brenda Reis e Estela Magalhães1317Oficineiro
IntercomLab Briefing e Planejamento de Campanha – Marina Franco1318Oficineiro
IntercomLab Cobertura de Jornalismo Musical – Priscila Bertozzi1302Oficineiro
IntercomLab Desvendando o Canva e criando peças profissionais – Pablo Silva (LabInfo)1319Oficineiro
Além dos likes: a atuação nas plataformas de mídia social a partir dos princípios da Comunicação Pública – José Agnaldo Montesso Júnior1307Oficineiro
Associação de ideias: estratégia criativa – Juliana Lopes de Almeida Souza1302Oficineiro
Despertando o Prazer pela Leitura: Estratégias Inovadoras através das Redes Sociais – Júlia de Aquino Vidal Gomes Borges1306Oficineiro
Jornalismo e indigenismo – Letycia Luiza dos Santos Bond Peixoto1305Oficineiro
Cineclube na Universidade: concepção, curadoria, planejamento e realização – Simone Marques de Moura1304Oficineiro
Territórios de experiência: a comunicação popular no anúncio de realidades – Indinayara Feminino Francielle Batista Gouveia1301Oficineiro
08h-09hFórum Ensicom1312Intercom
09h-10hJornada de Extensão – Sessão 11215Intercom
09h-10hJornada de Extensão – Sessão 21216Intercom
10h-12hMasterclass Leonardo BertozziPalco principalPP UNIPAC
12hAlmoço
13hRetorno do almoço
13h-17hApresentações GTs (caso sessões adicionais sejam necessárias, novas salas serão disponibilizadas)Salas de aulaIntercom
13h-17hComunicação antirracista, pensamento afrodiaspórico e interseccionalidades1214Responsáveis do GT
Comunicação, consumo e religião1215Responsáveis do GT
Comunicação, cultura e desenvolvimento sustentável na Iberoamérica1216Responsáveis do GT
Comunicação e Inteligência Artificial1217Responsáveis do GT
Comunicação e moda1210Responsáveis do GT
Comunicação, infâncias e adolescências1209Responsáveis do GT
Comunicação, marcas e diversidade1207Responsáveis do GT
Comunicação política e eleitoral1205Responsáveis do GT
Estudos em Comunicação e suas interdisciplinaridades1316Responsáveis do GT
17h-19hIntercomLab – Max. 40pSala de aulaPP UNIPAC
IntercomLab Reportagem de rua: os bastidores e os desafios da cobertura jornalística em TV – Thaís Fullin1314Oficineiro
17h-18hMasterclass Epaminondas PaulinoPalco principalPP UNIPAC
01/06 – PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO
HorárioO queLocal
09h-10h30Masterclass Meta – Community Management – Murilo CagliariA DEFINIR
10h30-11h30Palestra SEBRAEA DEFINIR
12h-16hCerimônia de encerramento e premiações (Expocom e Pesquisa para a Transformação Social)A DEFINIR