Programação IntercomLab

Além de oficinas e workshops, o Intercom Sudeste 2024 oferecerá laboratórios de imersão em diversas áreas da Comunicação. No IntercomLab, você terá contato com profissionais da região que proporcionarão atividades práticas para uma imersão em vários temas!

As atividades do IntercomLab acontecem nos dias 30 e 31 de maio, sendo quatro laboratórios na quinta-feira e outros quatro na sexta-feira. Devido ao caráter laboratorial, as atividades possuem público máximo reduzido. Faça sua inscrição durante o credenciamento.

Conheça abaixo as atividades do IntercomLab!

Reportagem de rua: os bastidores e os desafios da cobertura jornalística em TV

Nesta prática laboratorial, Thaís Fullin apresenta os detalhes da reportagem de rua em TV, apresentando temas como a execução do jornalismo diário em TV, necessidade de jogo de cintura para improvisos, importância da oratória, o uso da tecnologia e do celular, além de outros temas.
Sobre a professora: Thaís Fullin é jornalista e repórter da TV Integração, afiliada da TV Globo na Zona da mata e Campo das Vertentes. Possui mais de 10 anos de experiência em telejornalismo em TV, atuando em jornalismo diário e outros programas em emissoras educativas e comerciais.

Criando Conteúdo Audiovisual para Redes Sociais

Nesta prática laboratorial, você aprenderá de forma prática como criar e desenvolver conteúdo em áudio e vídeo para redes sociais. Serão abordados assuntos como introdução ao audiovisual voltado para redes sociais, tipos de redes sociais e seu público alvo e prática de produção de conteúdo. Para a participação, é necessário trazer seu telefone celular.
Sobre o professor: Higor Rodrigues é publicitário pelo Unipac Barbacena e filmmaker com mais de 12 anos de experiência. Sócio da empresa Histórias Reais, dedica-se ao mercado de empresas e eventos sociais, onde cria vídeos autênticos que capturam a essência e a história de cada cliente. Foi finalista do Expocom Sudeste em 2018, 2019 e 2020.

Transformação digital e inteligência artificial: novos caminhos para a comunicação

Nesta atividade do IntercomLab você conhecerá o que é transformação digital, como os institutos trabalham, qual o panorama das empresas brasileiras nessa mudança e verá os principais cases dos últimos anos. Você também acompanhará um conteúdo exclusivo sobre inteligência artificial e quais são os caminhos e o papel da comunicação nesse panorama.
Sobre a professora: Angélica Braga é administradora pela UFMG e pós-graduada em Marketing pela USP e em UX Design e gestão de inovação digital pela PUC/RS. PossuI experiência em projetos com mais de 30 marcas, como Petrobras, Samarco e Ambev. Atualmente é sócia fundadora da agência Kee, a primeira agência de Belo Horizonte a receber investimento externo em uma rodada de aceleração voltada para empreendedorismo feminino e a primeira agência de BH focada em transformação digital.

Social commerce: segredos de social media para vendas online

Nesta prática laboratorial, você aprenderá de forma prática como utilizar as redes sociais para converter vendas em sites de comércio eletrônico. Neste IntercomLab você verá conceitos de gestão de conteúdo, canais estratégicos, storytelling, posicionamento, gestão de crises e ferramentas de e-commerce.
Sobre as professoras: Brenda Santos é publicitária pelo UNIPAC Barbacena com MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Unimais. Vencedora dos Prêmios Lusófonos da Criatividade e finalista do Expocom Sudeste 2019. Estela Magalhães é publicitária pelo UNIPAC Barbacena e tem ampla experiência em gestão de comércio eletrônico, desde a integração de plataformas até o design de experiências de compra online.

Comunicação Eleitoral e Mídia Social: como usar o Instagram para conectar políticos e cidadãos

Nesta atividade do IntercomLab você fará uma imersão na relação mídia e política, através da comunicação política e eleitoral. Você verá dicas práticas de gestão de mídias sociais, em específico o Instagram, no contexto político-eleitoral, além de realizar diversas atividades para aplicar as informações e discussões.
Sobre os professores: Arthur Raposo Gomes é jornalista, publicitário e doutorando em Comunicação. Possui experiência profissional nas áreas de Comunicação, Imagem, Política, Gestão e Marketing. É professor substituto no Departamento de Comunicação Social da UFSJ. Luiz Ademir de Oliveira é professor do Departamento de Comunicação Social da UFSJ e do PPGCOM da UFJF. Tem experiência nas áreas de Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Pesquisa em Comunicação, Estudos Culturais e grupos minorizados com ênfase na comunidade LGBTQIAPN+, Comunicação Política.

Briefing e Planejamento de Campanha

Nesta atividade do IntercomLab, Marina Franco apresentará conceitos-base de briefing e planejamento de uma campanha publicitária, teorizando e relatando como funciona o dia-a-dia do publicitário no mercado. Por fim, uma dinâmica entre os participantes que farão o briefing e planejamento de um cliente hipotético.
Sobre a professora: Marina Franco é graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIPAC, mestranda em Comunicação pela UNIP e gestora da Pódio Comunicação, agência de publicidade com atuação em MG e SP. Foi tricampeã do Expocom Sudeste e venceu os Prêmios Lusófonos da Criatividade. É integrante da Comissão Científica do Intercom Sudeste 2024.

Arte Analógica: produção de caricaturas com colagens

Essa prática laboratorial fará uma imersão com os participantes para a produção de caricaturas com colagens. Sem computadores ou dispositivos eletrônicos, os participantes conhecerão técnicas de produção de caricaturas por meio de colagens. Serão utilizados apenas papéis, tesouras e cola, recriando experiências artísticas da imprensa nacional nas últimas décadas.
Sobre o professor: Edson Brandão é cientista social, desenhista artístico, chargista, caricaturista, designer gráfico, diagramador, pesquisador de história regional e curador de arte. Na década de 1980 passa a publicar artes e textos no jornal O Pasquim. Venceu mais de dez edições do Concurso de Desenhos Pasquim/Malt 90 de humor gráfico, cuja comissão julgadora incluía nomes como Paulo e Chico Caruso, Millôr Fernandes, Luís Fernando Veríssimo, Jaguar, dentre outros. Participou e foi premiado em diversos salões de humor gráfico no Brasil e exterior: Salão de Humor de Volta Redonda (RJ), Piracicaba (SP), Salvador (BA), Teresina (PI), Gabrovo (Bulgária) e Ancona (Itália). No âmbito artístico, atuou como programador visual de vários espetáculos do grupo teatral Ponto de Partida. Fez os projetos museográficos e a programação visual das exposições permanentes do Museu da Loucura (projeto original 1996 e revitalização em 2016), Museu Municipal e Casa de Emeric Marcier.

Comunicação governamental na saúde pública

Esta atividade do IntercomLab visa trazer uma reflexão sobre a importância da comunicação governamental na saúde pública elucidando exemplos bem sucedidos de Barbacena (MG). Ao abordar particularidades e importância da comunicação na saúde pública, a atividade explicará como comunicar com diferentes públicos, combatendo a fake news, o uso da criatividade nas campanhas de saúde e como transformar a comunidade em agente propagadora.
Sobre a professora: Bárbara Celino é graduada em Publicidade pelo UNIPAC Barbacena, Pós-Graduada em Comunicação e Marketing (UNIBH) e em Moda, Arte e Cultura (UFJF). Possui larga experiência profissional na área de Comunicação e Saúde. Atua como Diretora de Comunicação Governamental da Prefeitura Municipal de Barbacena. Coordenou as campanhas de saúde de Barbacena durante o período mais crítico do Covid-19 e Vacinação.

Desvendando o Canva e criando peças profissionais

Neste workshop interativo, os participantes serão guiados através de uma jornada prática e informativa sobre o Canva, uma das ferramentas mais poderosas para criação de artes e materiais visuais no mundo do marketing e da comunicação atualmente. Durante a sessão, os participantes irão explorar desde conceitos básicos até técnicas avançadas para criar designs profissionais, aproveitando ao máximo os recursos oferecidos pelo Canva. Além disso, serão compartilhadas dicas e melhores práticas para maximizar a eficiência e impacto das criações, abordando aspectos cruciais do design e da comunicação visual.
Sobre o professor: Pablo Silva é graduado em Publicidade pelo UNIPAC Barbacena, possuindo experiência no planejamento e criação de campanhas publicitárias, elaboração e implementação de ações promocionais e de incentivo, Branding, patrocínios e identidade corporativa. Foi tricampeão do Expocom Sudeste e venceu os Prêmios Lusófonos da Criatividade.

Cobertura de Jornalismo Musical

Esta atividade do IntercomLab apresentará a evolução da cobertura jornalística musical e como o mercado de streaming e a mídia social impactaram no novo modelo de jornalismo cultural. Você também terá dicas de empreendedorismo e saberá como é trabalhar em um mercado nichado e entender detalhes da cobertura de música latina no Brasil.
Sobre a professora: Priscila Bertozzi é jornalista, fundadora e editora-chefe do site LatinPop Brasil, pioneiro na cobertura do mercado de música latina em português. Anteriormente na cobertura de marketing esportivo para site e revista Máquina do Esporte.