Sobre

De 30 de maio a 01 de junho de 2024 o Unipac Barbacena sedia o Intercom Sudeste 2024, maior congresso das Ciências da Comunicação na Região Sudeste. O evento acontecerá no Campus Santa Tereza, em Barbacena (MG).

Durante três dias, cerca de 1.000 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais se reunirão na Cidade das Rosas para discutir o tema “Comunicação em Tempos de Inteligência Artificial – Ampliação ou Redução das Desigualdades?”.

Além da apresentação de estudos, os participantes terão oficinas, workshops, networking e ampla programação cultural. No âmbito da graduação, os estudantes participarão do Prêmio Expocom, que premiará os melhores produtos feitos em sala de aula no ano de 2023.

SOBRE A IDENTIDADE VISUAL DE 2024:

A identidade visual do Intercom Sudeste 2024 foi baseada em um dos principais marcos arquitetônicos de Barbacena: o Pontilhão Pedro II. A marca foi criada na disciplina de Arquitetura de Marcas, do curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena.

A marca, criada pela agência experimental Dream Factory (composta por Ana Luiza Chitarra, Gustavo Medeiros, Isabella Ferreira, Jamilly Rodrigues e Leonardo Andrade), venceu concorrência realizada no ano passado, após uma votação que envolveu as direções da Intercom e do Unipac.

SOBRE A INTERCOM:

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A Intercom foi fundada em 1977 e idealizada pelo Professor José Marques de Melo, docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da USP. Na época de sua criação, o Brasil vivia o auge da ditadura militar, e a organização teve um papel fundamental de resistência.

A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove o maior congresso de pesquisa em Ciências da Comunicação na América Latina, que recebe uma média de 3,5 mil pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco congressos regionais.

O congresso era, inicialmente, um evento para discussões sobre as alternativas comunicacionais brasileiras e, atualmente, se mantém na busca da comunicação democrática do País. O congresso teve participação ativa no histórico social brasileiro, estando presente na campanha das Diretas-Já, na anistia política, na luta contra a censura. Além disso, defendeu os cursos de comunicação mantidos pelas universidades, os movimentos das rádios e tevês comunitárias e a campanha para criar e implantar o conselho nacional de comunicação. Porém, um dos maiores feitos do congresso foi despertar uma consciência nacional, para que a sociedade notasse a relevância das pesquisas críticas acerca dos fenômenos comunicacionais.

Antes de Barbacena, quatro cidades em um raio de 200km receberam congressos da Intercom: Viçosa (1988, Nacional), Juiz de Fora (2007, Regional), Belo Horizonte (2003 – Nacional, 2018 – Regional e 2023 – Nacional) e Ouro Preto (2012, Regional)

ORGANIZAÇÃO

Reitor do Unipac Barbacena: Prof. Fábio Afonso Borges de Andrada

Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do Unipac Barbacena: Prof. Me. Felipe Alvim Quinet de Andrade (Unipac)

Coordenação Geral Local do Intercom Sudeste 2024:
Coordenador Geral Local: Prof. Dr. Ricardo Matos de Araújo Rios (Unipac)
Vice-Coordenador Geral Local: Prof. Me. Felipe Alvim Quinet de Andrade (Unipac)

Comissão Científica:
Prof. Dr. Franco Dani de Araújo e Pinto (Univale), Prof. Dr. Ricardo Matos de Araújo Rios (Unipac), Profª. Dra. Deborah Luísa Vieira dos Santos (Univale), Prof. Me. Diego Felipe Ribeiro (UFJF), Profª. Marina dos Santos Franco (Unip)

Comissão de Comunicação/Assessoria de Imprensa/MundoPubli:
Prof. Dr. Alexandre Augusto da Costa (Unipac)

Comissão de Branding:
Prof. Me. Henrique Moraes Kopke (Unipac)

Comissão Cultural Interna:
Profª. Helen Caroline de Oliveira (Unipac)

Comissão de Parcerias Estratégicas:
Prof. Me. Felipe Alvim Quinet de Andrade (Unipac), Prof. Dr. Ricardo Matos de Araújo Rios (Unipac)

Comissão de Finanças:
Prof. Me. Felipe Alvim Quinet de Andrade, Prof. Dr. Ricardo Matos de Araújo Rios (Unipac)

Comissão Intercampi e Infraestrutura:
Prof. Fábio Andrada (Unipac), Profª. Sarah Russo (Unipac), Prof. José Ambrósio (Unipac), Profª. Gislene Marengo (Unipac) e Prof. José da Silva Filho (Unipac).

Help Desk:
A definir